Críticas

APCA Dança, 2023, Premiados

Comissão de Dança entrega prêmios de 2023 da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes

Em assembleia no dia 29 de janeiro, a Comissão de Dança da APCA elegeu os ganhadores do prêmio de 2023, a partir dos indicados anteriormente divulgados em 6 categorias, às quais se soma um Prêmio Especial, oferecido à Programação de Dança do Centro Cultural São Paulo. Parabenizamos os ganhadores, mas também todos os indicados, por esse ano de tanta dança.

 

ESPETÁCULO: “Dança Pra Lua”, Ivan Bernardelli, Cia. Jovem de Dança de Jundiaí

(Demais indicados: “Abayomi: uma agricultora”, Ayodele Cia de Dança; “Caminhos Abertos”, Cia Treme Terra; “Erga Omnes”, Cia Fragmento de Dança; “I’ve Changed My Mind”, São Paulo Companhia de Dança; “O Que Mancha”, Beatriz Sano e Eduardo Fukushima)

 

 

COREOGRAFIA / CRIAÇÃO: Vanessa Macedo, Concepção, coreografia e direção de “Erga Omnes”, Cia Fragmento de Dança

(Demais indicados: Adnã Ionara, Criação de “CACUNDA”; Alex Soares, Direção e Concepção de “1984”, Projeto Mov_oLA; Henrique Rodovalho, Coreografia de “Bora!”, Ballet de Londrina; Ivan Bernardelli, Coreografia de “Dança Pra Lua”, Cia. Jovem de Dança de Jundiaí; Lili de Grammont, Coreografia de “Memória em Conta Gotas”, São Paulo Companhia de Dança)

 

ELENCO: iN SAiO Cia. de Arte, por “MIÊDKA – Uma Metáfora do Encontro”: Armando Aurich, Claudia Palma e Ana Mondini

(Demais indicados: Ballet de Londrina, por “Bora!”; Cia Fragmento de Dança, por “Erga Omnes”; Cia. Jovem de Dança de Jundiaí, por “Dança Pra Lua”; Cia Treme Terra, por “Caminhos Abertos”; Grupo Ângelo Madureira e Ana Catarina Vieira, por “O Diário de Duas Bicicletas”)

 

INTÉRPRETE: Danielle Rodrigues, Laboratório Siameses, por “Circo da Meia Noite”

(Demais indicados: Alma Luz Adélia, Cia. Sansacroma, por “Vala: Corpos Negros e Sobrevidas”; Beatriz Sano, KeyZetta & Cia, por “Coisa que Move”; Icaro Freire, Projeto Mov_oLA, por “1984”; Uoston di Alcântara, Ayodele Cia de Dança, por “Abayomi: uma agricultora”; Vinícios Francês, Robo.Art, por “Corpomáquina”)

 

PRÊMIO TÉCNICO: Alisson Amador e Lucas Brogiolo, Direção Musical de “Fênix”, Clarin Cia de Dança

(Demais indicados: Alex Soares e Leo Mattos, Trilha Sonora de “1984”, Projeto Mov_oLA; Danilo Carvalho e Luis Carlos Garcia, Som de “Uirapuru”, Demolition Incorporada; Elissa Pomponio e Gustavo Arão, Luz e Videomapping de “Corpomáquina”, Robo.Art; Marta Soares, Cenografia de “Pantofagia”; Silviane Ticher, Iluminação de “Corpos Velhos: Pra Que Servem?”)

 

PROJETO / PROGRAMA / DIFUSÃO / MEMÓRIA: Corpos Velhos: Pra Que Servem?, Portal MUD e Luis Arrieta

(Demais indicados: Acervo Dançarino, Site Acervo da Cia Fragmento Urbano; Edital para Coreógrafos Residentes, Cia. Jovem de Dança de Jundiaí; mu_Dança, Mostra Universitária de Dança, Oficina Cultural Oswald de Andrade em parceria com as Universidades Anhembi Morumbi, PUC-SP e Unicamp; Temporada de Dança do Teatro Sérgio Cardos; Terezas, Cia de Dança Anderson Couto)

 

PRÊMIO ESPECIAL: Programação de Dança do Centro Cultural São Paulo, Curadoria de Mark Van Loo

 

VOTARAM: Henrique Rochelle, Iara Biderman, Simone Alcântara e Yaskara Manzini