APCA 2024, Premiados
Comissão de Dança entrega prêmios de 2024 da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes
Em assembleia no dia 20 de janeiro, a Comissão de Dança da APCA elegeu os ganhadores do prêmio de 2024, a partir dos indicados anteriormente divulgados em 6 categorias, às quais se soma um Prêmio Especial, que reflete a importância da trajetória de formação do Núcleo Luz. Em um ano de provações e de resistência, parabenizamos a toda a dança de São Paulo.
ESPETÁCULO: “Tudo Que a Boca Come”, Núcleo Iêê
(Demais indicados: “A Bailarina Fantasma”, Fernando Gimenes / Veronica Santos; “Elevados”, Gumboot Dance Brasil; “Florestas de Odé”, Cia Treme Terra; “Memórias para se Transformar em Flor”, Mauricio Florez; “The Eighth”, São Paulo Companhia de Dança)
COREOGRAFIA / CRIAÇÃO: Sandro Borelli, Coreografia de “MR8”, Cia Carne Agonizante
(Demais indicados: Alex Soares, “Mulher jovem com os olhos fechados, c.1890”, Cia Jovem de Dança de Jundiaí; Eliana de Santana, Direção de “Ruído Vermelho”, E2 Cia de Teatro e Dança; Igor Gasparini, Karen Marçal, Maju Kaiser, Maria Emília Gomes, Murilo Rocha, Natália Moura, Odri Campos, Pasha Gorbachev e Vik Alves, “Rastro”, T.F. Cia de Dança; Igor Souza e Vinicios Silva, Direção de “BASE: uma corpografia marginal”, Unity Warriors; Simone Linhares Ferro, “Crôa”, Cisne Negro Cia de Dança)
INTERPRETAÇÃO: Rafael Oliveira, “Tudo Que a Boca Come”, Núcleo Iêê
(Demais indicados: Carolina Pegurelli, “The Eighth”, São Paulo Companhia de Dança; Lu Favoreto, “Lá, Nos Corpos D’Água”, Cia Oito Nova Dança; Mauricio Florez, “Memórias para se Transformar em Flor”; Pepeu, “Florestas de Odé”, Cia Treme Terra; Veronica Santos, “A Bailarina Fantasma”)
PRÊMIO TÉCNICO: Maiwsi Ayana, Figurino de “Tudo Que a Boca Come”, Núcleo Iêê
(Demais indicados: Amanda Temponi e Rubens Oliveira, Composição e direção musical de “BASE: uma corpografia marginal”, Unity Warriors; Feliz Trovoada e Di Freitas, Trilha Sonora de “Pavão Misterioso”, Cia Dual; Hernandes de Oliveira, Espaço Cênico de “onde houver céu”; Lu Luciana e Marcelo Camargo, Luz de “Um Sutil Espetáculo Luminoso”; Rager Luan, Cenografia de “Djovenski”, Grupo Corpo Molde)
PROGRAMA / MEMÓRIA: Arte da Presença / Presença na Arte, Sônia Mota
(Demais indicados:Arrastão de Solos, Núcleo de Dança e Performance Marcos Sobrinho;Ciclo de Encontros Memórias, Histórias e Contextos: Ballet IV Centenário 70 anos, Theatro Municipal de São Paulo, Projeto e Curadoria de Ana Teixeira e Ana Lúcia Lopes;IJÓ – Um Corpo Só, Rubens Oliveira;Memorial Mercedes Baptista, Centro de Pesquisa e Formação Sesc SP, Curadoria de Débora Marçal;Ocupação Hulda Bittencourt: Uma História com a Dança, Dany Bittencourt e Marco Prado, Poiesis / Oficina Cultural Oswald de Andrade)
PROJETO / DIFUSÃO: Programação de Dança do Sesc Santo Amaro, Marcos Villas Boas, Programador de Dança
(Demais indicados: Cia Artesãos do Corpo – 25 Anos, Fomento da Cia Artesãos do Corpo; Fantasias Brasileiras, Pérfida Iguana; Feminino Informe, Marta Soares e Cia.; Fronteira, Fomento do Grupo Corpo Molde; O Poço da Mulher Falcão, Emilie Sugai e Fabio Mazzoni / Centro de Pesquisa Teatral do Sesc São Paulo (CPT_SESC))
PRÊMIO ESPECIAL: Chris Belluomini, pela direção artístico-pedagógica do Núcleo Luz
VOTARAM: Henrique Rochelle, Iara Biderman, Simone Alcântara e Yaskara Manzini