Histórias de Gestos | Sesc TV
Crítica de Minuto, publicada originalmente no Instagram
[CRÍTICA DE MINUTO]
Histórias de Gestos | Sesc TV
“Mesmo um pequeno gesto é mais complexo do que parece. Na história, nosso corpo desenvolveu detalhadas tecnologias pra dançar, mas também pra ficar em pé, cair, sentar, girar, saltar, e tantas outras coisas. Como o corpo constrói gestos? Como a sociedade lê gestos? Como a coreografia dança gestos? — uma curiosa e imperdível série do SescTV conta um pouco sobre 5 gestos, da fisiologia aos memes.”
Uma série de videos, em linguagem rápida e acessível, conta histórias ligadas aos gestos do cotidiano. Por trás de cada gesto, encontramos camadas de escolhas, de cultura, de tradições e de tecnologias do corpo, que existe através dos gestos, mas também é lido e entendido por eles. Fundamentais e apropriados pela dança, esses gestos fazem uma base dos códigos para o corpo que se move, e nos mostram que qualquer ação, por mais simples que pareça, tem camadas cumulativas de complexidade, de contexto, de histórias.
Complexa elaboração do Sesc TV, em parceria com o Goethe Institut, com Direção de Elisabete Finger e consultoria de Ana Teixeira, a partir do livro de Isabelle Launay e Marie Glon, a série ‘Histórias de Gestos’ foi lançada na Bienal em Campinas, com uma instalação pra assistir aos episódios e performances acompanhando. Para as performances, 5 artistas da dança se debruçaram sobre a pesquisa que origina cada um dos episódios, reconstruindo em cena e em dança a discussão de cada gesto. Estela Lapponi, Silvana de Jesus, David Xavinho, Luis Ferron e Eduardo Fukushima, ressignificam em cena os gestos, adicionando a eles ainda outra camada de sentido — quem disse que gesto era coisa simples, coisa básica, coisa pouca? Os 5 episódios da série estão disponíveis no SescTV a partir de 21/setembro.
/ @sesctv @sescsp @sescspcampinas@elisabetefinger @ana_c_teixeira@silvana.jesuss @davidxavinho @luisferron2@eduardofukushimaa
Crítica de Minuto | @outra.danca | por @henriquerochelle
📷 SescTV (imagens dos episódios da série)
#danca #critica #criticadedanca#dancecriticism #criticademinuto#dancephotography #arte #cultura#instadance