Críticas

Suscetível | Maria Basulto

Crítica de Minuto, publicada originalmente no Instagram

[CRÍTICA DE MINUTO]
Suscetível | Maria Basulto

“Intercalando dança e citações de pesquisa acadêmica, ‘Suscetível’ tem um objeto de extremo interesse: a dança, sim; também a apropriação de coreografias pelo corpo de uma interprete; mas, sobretudo, a mistura única desses processos, nesse corpo — Maria Basulto é uma das bailarinas mais interessantes e potentes da cena de São Paulo. Não à toa o público também se torna suscetível, sugestionado, e seduzido pelos seus atravessamentos e arranjos em cena.”

A aula-espetáculo, a lecture-demonstration, ou a “dança-palestra”, como aqui é proposta, são formatos complicados. O discurso acadêmico é, por definição, para iniciados. E a dança contemporânea já foi bastante acusada dessa mesma restritividade. É por isso que é especial quando uma bailarina tão bem inserida no que há de mais relevante da dança atual encontra sucesso em mostrar o pensamento que acompanha seu movimento. Fora o prazer de poder rever algumas dessas coreografias, ‘Suscetível – uma dança-palestra sobre atravessamentos e arranjos’ coloca no palco o pensamento da pesquisa em dança, com os louros de ser um daqueles poucos trabalhos que traduzem a ‘prática como pesquisa’ em um interesse verdadeiro — tanto enquanto prática, como enquanto pesquisa.

/ @mariabasulto29 + @jujudemoraes@_bubulha @vtilopes @portalmud @evsferreria@felipeteixeiraemarianamolinos@centro.da.terra

Crítica de Minuto | @outra.danca | por @henriquerochelle