Aulas, cursos e análises
Esse semestre, um curso no MAM sobre dança e outras artes, e uma disciplina de pós-graduação na USP sobre recepção e análise
complicado, às vezes impossível. Em cena, a dança se mistura, se integra, e se confunde com todos os elementos que a cercam, que a compõem, que a constróem. Mais que uma questão teórica ou histórica, discutir dança frente a outras formas artísticas é sempre um exercício de análise de espetáculos.
O figurino da dança não é roupa, é roupa que dança. A luz da dança não é luz, é luz que ilumina ou esconde o movimento. Mais coisas entram em jogo e as relações ficam mais complicadas. O cenário pode só ser decoração, mas pode ser uma modificação de espaço sem a qual a dança não acontece. A trilha sonora pode ser só algo que preenche o vazio, mas também pode ser uma extensão quase umbilical da dança.
A dinâmica como as artes e a dança interagem é um produto histórico, cultural e estético das várias tradições que formam e informam os jeitos de se fazer dança, os jeitos de se dançar, e os jeitos de se assistir dança. Essas questões são pontos de partida pra um curso e uma disciplina que ofereço nesse semestre.
Provocado pelo MAM – Museu de Arte Moderna, ofereço o curso “o que a dança tem a ver com outras artes?”. A partir de elementos de análise de espetáculos, vamos discutir as matrizes das linguagens e do pensamento pra abordar os sistemas tão variados que ligam a dança à música, à literatura, às artes visuais, e ao video.
Eu passei um tempo elaborando um roteiro que explora exemplos históricos e atuais de dança pra elencar possibilidades de articulação, possibilidades de influência, possibilidades de contaminação. O grande desafio é a separação: entender as partes daquilo que acontece tão junto que parece contínuo. Daquilo que é tão junto que de fato pode ser contíguo.
Como funcionam sistemas de referência, inspiração, adaptação, apropriação, reconstrução e plágio? Como operam sistemas de criação a partir de outras artes, e conjuntamente a outras artes? Como a dança já foi vista como música em movimento? Como o movimento pode ser ação, verbo, palavra? Como os elementos visuais recortam, determinam, desenham aquilo que se vê do movimento? Como a edição transforma a dança? Como a dança narra, retrata, comenta, debate?
Essas são algumas das questões que orientam os 6 encontros desse curso “O que a dança tem a ver com outras artes?”, realizado por mim, junto do MAM, e que acontece online a partir de 2 de fevereiro. Mais informações e inscrições aqui.
Depois desse, ainda nesse semestre tem disciplina minha na pós-graduação em Artes Cênicas da USP, com vagas abertas para alunos especiais (alunos que não estão regularmente matriculados no mestrado ou no doutorado, e que querem cursar disciplinas pontuais junto ao programa). Essa disciplina é oferecida como parte das atividades ligadas ao meu pós-doutorado atual lá na ECA.
Vamos discutir “Recepção e Análise das Artes da Cena” — programa aqui — pra falar dos processos de participação e entendimento do público frente às artes da cena, e alguns sistemas que existem pra análise desse fenômeno. A disciplina começa mesmo só em março, mas a seleção de alunos especiais é curta e é agora: de 23 a 27 de janeiro, apenas! Informações aqui.
Ligando esses dois temas, o desejo de ver e de discutir dança, suas influências, suas alterações, e os modos como a dança é percebida. Te interessa? Segue os links pra mais infos e inscrições!