• Críticas
  • 3o sinal
  • Programação
  • Sobre
  • Contato
  • Facebook
  • Instagram

A coluna 3ºsinal é publicada todo domingo nos sites:
Filtrar
Estética
  • @
  • 2020
  • 2021
  • 2022
  • 2023
  • 3ºsinal
  • 50 Anos
  • ação
  • Acervos
  • Acesso
  • Adaptação
  • Agradecimento
  • Alexander Gorsky
  • Algoritmo
  • Alteridade
  • Alvin Ailey
  • Ana Mondini
  • Análise
  • Ancestralidade
  • Aniversário
  • ano novo
  • Ansiedade
  • Antecipação
  • Antiquado
  • APCA
  • Apelido
  • Apreciação
  • Aprendizado
  • Apresentação
  • aproximação
  • Armando Aurich
  • Armário
  • Arquivos
  • Arquivos de Okan
  • Arte
  • Arte Conceitual
  • Arte pandêmica
  • Arte Pandên
  • Artes
  • Artes da Cena
  • Artistas
  • Assessoria
  • Assistir
  • Ataque
  • Atenção
  • Atraso
  • Autoria
  • Avaliação
  • Ayodele Cia de Dança
  • Baccarelli
  • Bahia
  • Bailarino
  • bailarinos
  • Balé
  • Balé da Cidade de São Paulo
  • Balé Folclórico da Bahia
  • Ballet
  • Ballet de Londrina
  • Ballet Paraisópolis
  • Ballet Stagium
  • Balletomania
  • Bastidores
  • BBB
  • BCSP
  • Bienal de Veneza
  • Bienal Internacional de Dança do Ceará
  • Bienal Sesc de Dança
  • biografias
  • Bom Retiro
  • Brasil
  • break
  • Calendários
  • Cancelamento
  • Carlton Dance
  • casa
  • Cassi Abranches
  • Célia Gouvêa
  • Celular
  • cenário
  • Censura
  • Centro de Referência da Dança
  • Cia Artesãos do Corpo
  • Cia Carne Agonizante
  • Cia Corpos Nômades
  • Cia Danças Cláudia de Souza
  • Cia Druw
  • Cia Fragmento
  • Cia Jovem de Jundiaí
  • Cia Mariana Muniz de Dança e Teatro
  • Cia Nova Dança 4
  • Cia Oito Nova Dança
  • Cia Sansacroma
  • Cias Jovens
  • Cidade
  • Cinefestival de Ecoperformance
  • Circo
  • Circulação
  • Cisne Negro Cia de Dança
  • Cláudia Palma
  • Coletivo
  • Coluna
  • Comemoração
  • Comentário
  • Companhia
  • Companhia de Danças de Diadema
  • Companhias
  • Competição
  • Computador
  • Comunicação
  • Conceito
  • Conflito geracional
  • conforto
  • Conhecimento
  • Contagem
  • contato
  • continuidade
  • Conversa
  • Convite
  • Coreografia
  • Coreógrafo
  • Coreógrafos
  • Corpo
  • Corpo de Baile Municipal
  • Corpos Velhos
  • CRD
  • Crédito
  • Criação
  • Criança
  • Criar
  • Criatividade
  • Cringe
  • crise
  • Crítica
  • Cultura de cancelamento
  • Curadoria
  • Currículo
  • Cursos
  • custo
  • Dalal Achcar
  • Dança
  • Dança à Deriva
  • Dança à distância
  • Dança em Relação Com Crianças
  • Dança em video
  • Dança Esporte
  • Dança Moderna
  • Dança na rua
  • Dança online
  • Dançar
  • danceemcasa
  • Décio Otero
  • Deise de Brito
  • Democracia
  • Depois
  • Deslocamento
  • Dia da Dança
  • Dia Internacional da Dança
  • Dicionário Oxford da Dança
  • Diferença
  • dinheiro
  • Direção
  • Disciplinas
  • Discussão
  • divulgação
  • Domingo
  • Don Quixote
  • Duração
  • EDASP
  • Edital
  • Eleições
  • Elogio
  • Enciclopédia Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileira
  • Enfrentamento
  • Ensaio
  • Ensino
  • Entendimento
  • Entrevista
  • Equipamentos
  • Erotização
  • Escola
  • Escolhas
  • Escrever
  • Escrita
  • espaço pessoal
  • Espaços
  • Espectador
  • Espetáculo
  • Esporte
  • Esquecimento
  • Estética
  • Estreia
  • Estudo
  • Etarismo
  • Eugenia Feodorova
  • Evento
  • Eventos
  • Existência
  • Expectativa
  • Exposição
  • Expressão
  • expressividade
  • Fake news
  • Fala
  • Fama
  • FarOFFa - Circuito Paralelo de Artes de  São Paulo
  • Feed
  • Festival Visões Urbanas
  • ficha técnica
  • Figurino
  • Fim de semana
  • Financiamento
  • Fomento
  • Formação
  • Friedemann Vogel
  • Fronteiras
  • futuro
  • Gaveta
  • Genealogia
  • Genética
  • gente
  • Geração Z
  • gerações
  • Gestão
  • Gosto
  • Grupo Ângelo Madureira e Ana Catarina Vieira
  • Grupo de Estudos
  • Guerra
  • Hábito
  • Hip hop
  • Histeria
  • História
  • História da Dança
  • Homens
  • Hulda Bittencourt
  • Idade
  • Ideia
  • identificação
  • ImPuls Tanz
  • Individuação
  • Indústria
  • Inédito
  • Informação
  • Inovação
  • Instituto Internacional de Teatro
  • Interesse
  • Interpretação
  • Invenção
  • Investimento
  • Iracity Cardoso
  • Ismael Ivo
  • Isolamento
  • Jane Oliveira
  • Jean-Georges Noverre
  • Julgamento
  • Junto
  • KeyZetta & Cia
  • Klaus Vianna
  • La Fille Mal Gardée
  • Legado
  • Legislação
  • Lei
  • Leitor
  • Lembrança
  • Liberdade de Imprensa
  • Limites
  • Linneu Dias
  • Listas
  • Livro
  • Luis Arrieta
  • Lumena Macedo
  • Marcação
  • Marco Goecke
  • Marika Gidali
  • Marilena Ansaldi
  • Marius Petipa
  • Marta Soares
  • Memória
  • memória corporal
  • memória muscular
  • Meninos
  • mestres
  • Millenials
  • MIT
  • Mônica Mion
  • Mostra de Dança Itaú Cultural
  • Movimento
  • Movimento e Som
  • Mu_Dança Mostra Universitária
  • Mudança
  • Mulheres em Cena
  • Natal
  • Neyde Rossi
  • Nijinska
  • Nijinsky
  • Nikolai Legat
  • nomes
  • Noverre
  • novidade
  • Núcleo de Improvisação
  • Núcleo Luz
  • Odeon
  • Oficina Cultural Oswald de Andrade
  • Olimpíadas
  • Online
  • Opinião
  • Opressão
  • Organização
  • OS
  • Palco
  • Pandemia
  • Paracuru Companhia de Dança
  • Parcuru
  • Pensamento
  • Percepção
  • Perfil
  • Pertencimento
  • Pesquisa
  • Pessoas
  • planejamento
  • Plateia
  • play
  • Política
  • Popularidade
  • Portal MUD
  • Post de Dança
  • Prática
  • prazer
  • Prazo
  • Preço
  • Preconceito
  • Premiação
  • Presença
  • presencial
  • Problemas
  • Processo criativo
  • Processo seletivo
  • Processos
  • Produção
  • Professores
  • profissão
  • profissional
  • programa
  • Programa de Qualificação em Artes - Dança
  • Programa Movimenta Dança SP
  • programação
  • Programas
  • Projeto de Lei
  • Projeto pedagógico
  • Provocação
  • Proximidade
  • Público
  • Qualidade
  • Quarentena
  • Quebra Nozes
  • Raça Cia de Dança
  • Ratmansky
  • Recepção
  • Reclamação
  • recomeço
  • Reconhecimento
  • Redes
  • Redes sociais
  • Reformadores
  • Registro
  • Reinvenção
  • Remontagem
  • Renée Gumiel
  • Repertório
  • Repetição
  • Resistência
  • retomada
  • Retrospectiva
  • reverência
  • ritmo
  • Ritual
  • rua
  • Ruth Rachou
  • Salvador
  • Santa Catarina
  • Santa Marcelina
  • São Paulo
  • São Paulo Companhia de Dança
  • São Paulo Escola de Dança
  • Satisfação
  • Sede
  • Sexualização
  • Sites
  • Sobrevivência
  • SPCD
  • Sujeito
  • Sustenidos
  • Taanteatro
  • Tatiana Avanço
  • Teatro
  • Teatro Alfa
  • Teatro de Dança Galpão
  • Teatro Galpão
  • técnica
  • Tema
  • Tempo
  • temporada
  • Temporada de Dança do Teatro Alfa
  • Território
  • Texto
  • Textos
  • Theatro Municipal
  • Theatro Municipal de São Paulo
  • TikTok
  • Títulos
  • TMSP
  • trabalho
  • Tradição
  • tradições
  • Transformação
  • Transmissão
  • treinamento
  • Twitter
  • Ucrânia
  • UNESCO
  • Universos
  • Valorização
  • Verborragia
  • Viagem
  • Violência
  • Virada Cultural
  • Visões Urbanas
  • Voz
  • Yoko Okada
  • zoom
  • Zumb.boys
  • 2024
    • fevereiro
    • janeiro
  • 2023
    • dezembro
    • novembro
    • outubro
    • agosto
    • julho
    • junho
    • maio
    • abril
    • março
    • fevereiro
    • janeiro
  • 2022
    • dezembro
    • novembro
    • outubro
    • setembro
    • agosto
    • julho
    • junho
    • maio
    • abril
    • março
    • fevereiro
    • janeiro
  • 2021
    • dezembro
    • novembro
    • outubro
    • setembro
    • agosto
    • julho
    • junho
    • maio
    • abril
    • março
    • fevereiro
    • janeiro
  • 2020
    • dezembro
    • novembro
    • outubro
    • setembro
    • agosto
    • julho
A coluna 3ºsinal é publicada todo domingo nos sites:
julho 2023
Coluna de
30 de julho, 2023

Não contém dança

Tem muita coisa que se vende como dança sem dançar. O que pode ser essa “dança” que não contém dança?
setembro 2022
Coluna de
11 de setembro, 2022

Quem fala do corpo do outro?

Em cena, escolhas pessoais são escolhas estéticas. Um corpo é pessoa, e ele afeta o que entendemos das obras
julho 2022
Coluna de
24 de julho, 2022

Você quer assistir dança sobre o que?

Quais são as suas vontades criando dança? E assistindo dança? Como essas vontades se encontram, se enfrentam?
© 2025 Outra Dança | por Henrique Rochelle. Todos os direitos reservados.
  • Privacidade

Cookies e privacidade

Utilizamos cookies para melhor a sua experiência em nosso site. Ao prosseguir, estará aceitando nossa Política de Privacidade.